Nutriex Profissional

Blog Teste

Saiba a importância do uso da Luva Química

Proporcionar um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores é o básico para qualquer lugar. O assunto fica ainda mais sério quando os trabalhadores atuam em áreas de risco direto para a saúde, o que torna equipamentos de segurança indispensável. A Luva Química Nutriex, por exemplo, está entre os tantos itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

A principal função da Luva Química Nutriex é agir como uma camada de proteção para os profissionais que trabalham em contato com substâncias químicas, como graxa, solventes, aguarrás, querosene, benzina, os variados tipos de cola e tantos outros.

Sem o cuidado adequado, o trabalhador coloca sua saúde em jogo, com alto risco de desenvolver graves doenças, entre as quais encontra-se a Dermatose Ocupacional, a qual consiste na “alteração das mucosas, pele e seus anexos que seja direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho”¹.

A Dermatose Ocupacional possui dois importantes grupos de fatores, as causas indiretas – idade, sexo, genética – e as diretas, derivadas de agentes químicos, biológicos e físicos. A seguir, comentamos mais um pouco sobre as principais Dermatoses Ocupacionais.

Dermatose Ocupacional e suas causas diretas

Agentes físicos: radiação não-ionizantes, calor, frio, eletricidade.
Agentes químicos, separados por dois grupos. Irritantes: cimento, solventes, óleos de corte, detergentes, ácidos e álcalis.
Alérgenos: aditivos da borracha, níquel, cromo e cobalto como contaminantes do cimento, resinas.

A seguir, veja as doenças recorrentes devido ao contato sem proteção com substâncias químicas.

¹ Dermatoses ocupacionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de
Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006.

VOLTAR